Keynote Speakers

mihali

Mihaly Csikszentmihalyi

Psicólogo especialista em desenvolvimento humano

Conhecido pela sua teoria FLOW, que é tratada no seu livro FLOW: a Psicologia da Experiência ótima, 1990.
De acordo com Csikszentmihalyi, as pessoas são felizes quando elas estão em estado de flow, um tipo de motivação intrínseca que significa estar completamente focado na situação ou tarefa. Ele descreve FLOW como “estar completamente envolvido em uma atividade para o seu próprio bem”. O ego desaparece. O tempo voa. Toda ação, movimento e pensamentos fluem naturalmente, como no jazz. Todo o seu ser está envolvido e você está usando suas habilidades no seu melhor.

Contribuições para a Psicologia:

A teoria FLOW de Mihaly Csikszentmihalyi tem influenciado pessoas de diversos campos. O ex-presidente Bill Clinton e o ex-ministro britânico Tony Blair declararam terem sido influenciados pelo seu livro Flow. Jimmy Johnson, ex-técnico do time de futebol americano Dallas Cowboys, utilizou as ideias de Csikszentmihalyi para preparar o time para o campeonato de 1993, o “Super Bowl”. Suas ideias também influenciaram pessoas do mundo dos negócios, governo, educação e artes. Csikszentmihalyi é um escritor recorrente, tendo publicado mais de 120 artigos e capítulos de livros numa grande variedade de tópicos na psicologia. Sua pesquisa e escritos sobre a felicidade e a criatividade tiveram um importante papel no crescimento do interesse em torno da Psicologia Positiva.

fernando

Fernando Lanzer

Consultor, coach e facilitador em Liderança e Desenvolvimento Organizacional.

Psicólogo, pós-graduado em Desenvolvimento Organizacional, foi Diretor Executivo de RH por mais de 28 anos no Brasil e no exterior, nos bancos Iochpe, Sulbrasileiro e Real. No ABN AMRO, foi VPE Global de Desenvolvimento de Lideranças e Aprendizagem, baseado em Amsterdam.
Como consultor, seus clientes (3i Capital Markets, ABB, Atento, CIB (Egito), Christie’s, Danisco, EDF, Ferrovial/British Aiport Authority (BAA), Laing O’Rourke, Marcopolo, Odebrecht Engineering, Santander, SNL, Sony, Technip, Vesuvius) o levaram a atuar em vários locais diferentes na Europa, África, Ásia e nas Américas. É presidente do Conselho Supervisor da AIESEC, a maior associação mundial de estudantes voltada para estágios universitários internacionais.
Publicou “Take Off Your Glasses” em 2012 (agora traduzido como “Tire os Seus Óculos”) e “Cruzando Culturas” (Editora Évora) em 2013. Mora em Amstelveen, Holanda, desde 2003 e se considera um cidadão do mundo com nacionalidade brasileira.

roberto

Roberto Carlos Ramos

Roberto é Pedagogo, Mestre em Educação pela Unicamp, Pós-Graduado em Literatura Infantil pela PUC-MG, membro da Associação Internacional dos Contadores de Histórias e Valorizadores da Expressão Oral Mundial, sediada em Marselha (França). Em 2001 foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seattle, nos Estados Unidos.
Essa postura positiva perante a vida, com força de vontade e coragem para enfrentar desafios, o qualificou como palestrante de renome internacional. O contador de histórias já proferiu palestras em grandes empresas do Brasil e Estados Unidos.
Em busca da motivação e lição de vida do ex-menino de rua, empresas como a Petrobrás, a Cenibra, a Companhia Vale do Rio Doce, Gerdau do Brasil, Belgo Mineira, O Boticário, Grupo Votorantim, Skol, Goodyear, Ipiranga, Fiat, OAB e Sebrae de várias regiões passaram a convidá-lo para falar aos funcionários. Também foi convidado a falar ao Presidente da República durante o governo Itamar Franco.
Entre uma e outra história, Roberto Carlos mostra com bom humor que é possível superar as dificuldades mesmo quando são grandes. Roberto Carlos trabalha com a motivação para fazer com que as pessoas se sintam capazes de mudar as próprias vidas e encarar desafios de forma positiva para superar os obstáculos.

Prêmios e Condecorações

Membro da Associação Internacional de Contadores de História e Valorização da Expressão Oral de Marselha/França;
Movimento GNT/A Vida Como Ela Pode Ser – Parque Ibirapuera SP: “Certificado de Participante do Movimento GNT, Paz nas Cidades;
Agraciado entre 16 e 17 de agosto, em Seattle (EUA), com o prêmio “The Ten Best”, como um dos dez melhores contadores de história da atualidade;
Agraciado com o premi Federasul (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), como melhor palestra proferida em 2000;
Agraciado em 3 de março de 2001 com a comenda da Paz Chico Xavier, pelo governo do Estado de Minas Gerais;
Agraciado no dia 1º de maio de 2001 com o prêmio Sou Voluntário Sou Minas Gerais, na categoria Exemplos que Motivam;
Agraciado em 24 de maio de 2002, com o prêmio máximo da indústria mineira, pela FIEMG, na categoria “Dignificação Humana”.

Guest Speakers

robert

Robert Keagan

Psicólogo cofundador de Minds at Work

Dr. Robert Keagan é cofundador e diretor da MINDS AT WORK®. Ele e sua sócia Lisa Lahey vêm ajudado pessoas e organizações a atingir suas metas há mais de trinta anos. Coautores de How the Way We Talk Can Change the Way We Work (Jossey-Bass) e Immunity to Change (Harvard Business Press), eles juntaram-se, recentemente, a Warren Bennis, Edgar Schein e Peter Senge como recebedores do Prêmio Gislason pelas suas contribuições para a liderança organizacional. Ele é também Professor William and Miriam Meehan de Aprendizagem de Adultos e Desenvolvimento Profissional na Faculdade de Ensino da Universidade de Harvard. Suas pesquisas e publicações sobre desenvolvimento das capacidades mentais na vida adulta (The Evolving Self [Harvard University Press]) têm exercido influência internacional em muitas áreas, inclusive sobre os estudos de gestão, liderança e aprendizagem organizacional.

pamela

Pamela McLean

Psicóloga co-fundadora do Instituto Hudson de Coaching

Autoridade destacada em coaching, aprendizagem da transformação e transição e mudança na jornada adulta, Pamela McLean, Ph.D. está na vanguarda da área de desenvolvimento de adultos e do campo emergente de coaching nos últimos 30 anos. Como CEO e co-fundadora do Instituto Hudson de Coaching, Pam supervisiona um dos primeiros programas de coaching e organizações de aprendizagem de adultos, comprometida com a excelência no desenvolvimento de coaches altamente qualificados, com foco na teoria, pesquisa atual e melhores práticas de coaching. Por atuar nas áreas de psicologia clínica e organizacional, coaching e desenvolvimento de lideranças, Pam trabalhou com centenas de líderes organizacionais e profissionais experientes dentro de empresas e na prática individual para aprofundar e fortalecer suas competências em coaching. Ela também atuou como consultora em muitas organizações para desenvolvimento de culturas de coaching e estabeleceu as melhores práticas nas organizações. Pam é autora e co-autora de vários livros, artigos e capítulos sobre coaching, desenvolvimento humano e aprendizagem transformacional. Seu livro mais recente é The Completely Revised Handbook of Coaching , sendo coautora do conhecido livro sobre transição e mudança LifeLaunch, A Passionate Guide to the Rest of Your Life. Ela é Coach Master Certificada, credenciada pela International Coaching Federation, membro do Conselho Consultivo da WCAL de Portland, Oregon, e membro do conselho da LikeMinded, Inc. San Francisco, Califórnia; Pam também atua no Conselho de Liderança Feminina da Escola JFK de Políticas Públicas da Universidade de Harvard. Ela é membro da Divisão 13 de Psicólogos Consultores da Associação Americana de Psicologia, Fellow da Associação Americana de Psicoterapia de Grupo, e membro do Conselho Editorial do International Journal of Coaching in Organizations (IJCO).

karyn

Karyn Prentice

Coach especialista em desenvolvimento humano

Seu trabalho enquadra-se na esfera mais ampla das comunicações, e ela trabalha com pessoas para realizar o seu potencial como líderes e indivíduos em ambientes de aprendizagem social prática, memorável e estimulante e de trabalho em equipe, em grupo ou organizacional, e também com coaching individual e supervisão de coaching. Ela trabalha para uma grande diversidade de clientes, que englobam de universidades ao setor público, as quatro grandes empresas de auditoria, produtores musicais e leiloeiros. A sua prática de coaching baseia-se na crença de que podemos fazer uso de recursos muito mais amplos do que imaginamos e que a aprendizagem deve ser agradável. Ela é coach qualificada (CIPD/OCM), supervisora de coaching certificada (CSA) e psicoterapeuta transpessoal credenciada pelo UKCP, com clínicas em Londres e Cambridgeshire. Áreas de especialização: Perspectivas transpessoais em coaching. Workshops para ajudar coaches experientes a aprofundar suas práticas, prática de Mindfulness (atenção plena) entremeada em todos os aspectos da vida pessoal e profissional. Estudou na Universidade de Bangor, Centro de Pesquisa e Prática em Mindfulness (treinamento de professores de Redução do Stress Baseada em Mindfulness - MBSR).

taki

Taki Moore

Taki Moore, da More Clients, é considerado por muitas pessoas como o número 1 do mundo em coach executivo e de negócios e o maior especialista da sua geração.
Desde 2004, Taki é o “salvador da pátria” dos coaches que precisam agendar compromissos, promover seminários e conquistar clientes rapidamente.
Sua missão é eliminar os contatos de venda não solicitados, a “caça aos clientes” e a pressão por vendas no setor de coaching – substituindo-os pelo marketing baseado na Educação, que em geral resulta em 2 a 100 vezes mais perspectivas de venda.
Taki trabalha com coaches executivos e de negócios que estão frustrados porque não têm clientes suficientes. Ele combina a sua Máquina de Marketing de Coach e o Sistema de Venda Rápida para gerar oportunidades de venda e convertê-las em clientes que pagam bem.
Ele tem muito orgulho das reviravoltas incríveis que os clientes realizaram com os seus sistemas, como o coach que tinha uma dívida de US$ 30.000 e que em 24 dias iria voltar a trabalhar como empregado.
... E apenas 87 dias depois, o coach estava ganhando US$ $32.000 por mês, e já era o número 2 no seu território.
“Infelizmente, a maior parte do que ensinam sobre marketing para o seu negócio de coaching não funciona no mundo real. Um número enorme de coaches luta muito para ganhar apenas o suficiente para viver — e os que ganham bem não tem tempo para aproveitar o dinheiro” diz Taki.
“Não tem que ser assim. Tudo o que você precisa é de um sistema de marketing que faça os clientes potenciais procurarem por você, e não o contrário”.
“O coaching excelente fez de mim o que eu sou hoje. Ele é uma força incrível e permanente, e eu quero ajudar os coaches executivos e de negócios a conseguirem o dinheiro, os clientes e a confiança de que eles precisam para causar um impacto maior.”

paul

Paul Brown

O Dr. Paul Brown é psicólogo organizacional e clínico habilitado e coach executivo, com uma prática internacional que o levou à Europa, aos EUA, a Cingapura, Hong Kong, Indonésia, Vietnam, Laos e China. Recentemente tornou-se Professor Visitante de Neurociência Organizacional da London South Bank University e em Psicologia Organizacional e Individual da Nottingham Law School; é Livre-Docente da National School of Government; durante vinte anos foi professor de neuropsicologia da liderança no Royal College of Defence Studies. Também é professor de Psicologia da Educação na Said Business School, University of Oxford.
Dr Paul Brown é coautor de cinco livros, inclusive Managing Meetings; e, pela Open University Press / McGraw-Hill (2012) Neuropsychology for Coaches: understanding the basics. O seu primeiro romance (em coautoria) , River Dragon, foi publicado em julho de 2013. Com a Dra. Tara Swart e Lady Kitty Chisholm, agora ele está preparando The Neurobiology of Management and Leadership que, de forma resumida, foi publicado como uma série de doze capítulos no Developing Leaders do Institute of Educational and Developmental Psychology (IEDP) no decorrer de 2013.

marilyn

Marilyn Atkinson

A Dra. Marilyn Atkinson, fundadora do Erickson College e criadora do modelo de Coaching Focado em Soluções e Orientado para Resultados, contribuiu ativamente para o surgimento e a expansão da Psicologia Focada em Soluções, Programação Neurolingística (PNL) e para o desenvolvimento da Meta Program Analysis para abordagens gerenciais e de contratação eficiente, no mundo todo. Como Psicóloga Industrial, aprimorou métodos focados em soluções para diversos tipos de atividades corporativas, tornando as ferramentas eficientes e fáceis de usar para os gestores. Foi estudante dedicada de Milton Erickson durante anos, e deu o nome dele à Erickson College. Ela também teve o privilégio de trabalhar diretamente com Fritz Perls, criador da psicologia Gestalt. Nos últimos dez anos, Marilyn vem desenvolvendo programas de treinamento de coaches especializados e corporativos (ICF ACTP The Art and Science of Coaching) ministrados em 33 países. Tendo sido Psicóloga Organizacional certificada, Marilyn é Master Trainer em PNL e especialista em Comunicação Ericksoniana. Ela iniciou o desenvolvimento de programas formais de treinamento de coaches de negócios na metade da década de 1990. Desde então, ela tem auxiliado importantes empresas e líderes globais com as metodologias de Coaching Focado em Soluções e Orientado para Resultados. Marilyn escreveu os livros da trilogia The Art & Science of Coaching trilogy com Rae T. Chois (Inner Dynamics of Coaching, Step-by-Step Coaching e The Flow of Coaching).

David Matthew

David Matthew Prior

Diretor Geral da Getacoach.com

David Matthew Prior possui 15 anos de experiência em coaching executivo e organizacional, sendo Master Certified Coach (MCC credenciado), com escritório na região metropolitana da Cidade de Nova York. Ele é Board Certified Coach (BCC) pelo Center for Credentialing and Education, com MBA em gestão internacional pela Thunderbird School of Global Management. Ele trabalha como coach com fluência em Inglês, Espanhol e Francês. A abordagem de coaching de David é fundamentada em teorias, modelos e práticas que ele ministra como titular do corpo docente do Programa de Certificação de Coaching (CCCP) para Coaches Internos e Externos da Universidade de Columbia.

A profundidade do trabalho de David como coach de alto nível é resultado de sua experiência diversificada, de Diretor de Planejamento Financeiro e Trust do Chase Bank Texas até Professor de Arte Dramática e Improvisação do Michael Howard Studios em Nova York. Ele foi um dos pioneiros do coaching profissional nos Estados Unidos (sendo um dos fundadores da Associação de Coaches Pessoais e Profissionais em 1995, a qual se uniu à ICF em 1998), e chegou a Vice-Presidente e Membro do Comitê Executivo da International Coach Federation (ICF), atuando no Conselho de Administração Global após ter sido Co-Presidente do Comitê de Normas e Ética da ICF. Atualmente, David é membro da Graduate School Alliance for Education in Coaching.

O seu trabalho em coaching executivo e treinamento organizacional é global e abrange uma grande variedade de setores (serviços financeiros, assistência média, navegação, mineração, comunicações, relações públicas e televisão). David tem verdadeira paixão por criar e atuar em demonstrações de coaching ao vivo com a participação do público, utilizando diversas estruturas que possibilitam improvisações organizadas para trocas inovadoras e espontâneas.

*Em breve mais informações sobre os demais Palestrantes da Conferência.